terça-feira, 8 de maio de 2018

PERDÃO: O MAIOR VALOR DO CRISTÃO QUEBRANTADO


Não perdoar traz sérias conseqüências e prejuízos ao Reino de Deus e as bênçãos na vida do cristão. 

Mateus 18:21 a 35

Pedro diante de Jesus achou que estava fazendo, ou melhor, praticando a sua melhor intenção, quanto ao ensino religioso de sua época. Naquele período os judeus tinham o costume de perdoar somente três vezes, e Pedro, achou que se dobrasse e colocasse a soma mais um seria superior a todos os seus ensinadores, ou a tudo o que aprendeu. A pergunta do v. 21  teve resposta: “Não te digo que até 7 vezes, mas setenta vezes 7”, isto é, ilimitado, ou, quantas vezes houver necessidade.

Não perdoar traz sérias conseqüências e prejuízos ao Reino de Deus e as bênçãos na vida do cristão. No v. 34, o servo não perdoou o conservo e foi entregue aos verdugos (atormentadores). São nomes de entidades demoníacas.

 Verdugo – Homem que usava uma vara tirada da árvore ainda verde, para espancar os criminosos. Semelhantemente, o que se recusa a perdoar será atormentado pela raiva, o rancor, o ressentimento e a amargura. Seus sentimentos e emoções serão de pura infelicidade e de uma intranqüilidade interior. Fica claro que o preço para quem não perdoa fica muito alto e doloroso, pois o Pai, não o perdoará também, v. 35.


PERDÃO NÃO É ESQUECER – Nossa mente grava 800 recordações por segundo durante 75 anos sem falhar. Se você lembra da ofensa e ela continua a afetar seus sentimentos e emoções, atingindo seu relacionamento com a pessoa, então realmente você não perdoou. Nesse caso perdoar é: Lembrar da ofensa como um ato consumado e sem significância, ou que lhe cause efeito negativo. Hebreus 8:12, Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades, e dos seus pecados e das suas prevaricações não me lembrarei mais.

PERDÃO NÃO É SENTIR SE DEVE OU NÃO PERDOAR – Não é um sentimento, pois muitas das vezes somos como que manipulados por nossos sentimentos e emoções (alma), levando-nos a reagir negativamente, quanto ao amor de Deus que está em nossos corações. Dizemos: “Ele fez isso ou aquilo comigo, ou com alguém de minha família, tem que pagar; comigo é mais embaixo e por aí adiante”. Nesse caso Perdoar é: observar a ordem de Deus e atendê-la, Colossenses 3:13, Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós, também.. Não sentir vontade de, mas perdoar em verdadeira submissão a ordem de Deus, por amor e por sua fé.

PERDÃO NÃO É VOLTAR AO PASSADO – Muitas das vezes somos como que levados a lembrar dos acontecimentos ruins que nos foram acometidos por pessoas que até amamos ou que tenha o mesmo sangue, ou aqueles mais chegados chamados de amigos. Alimentamos o nosso coração com ressentimentos e amarguras abrindo novamente as feridas que o tempo levou para cicatrizar, tornando-a difícil de ser curada. Nesse caso Perdoar é: Esvaziar-se, abandonar o passado e cortar o cordão umbilical dos antigos acontecimentos, Isaías 43:18  e 19,  Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. (v. 19) Eis que farei uma coisa nova, e agora sairá à luz: porventura não a sabereis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. e hebreus 8:12, “Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades, e dos seus pecados e das suas prevaricações não me lembrarei mais.
- Lembre-se: Para Deus, o mais importante é o que você pode fazer daqui por diante.

PERDÃO NÃO É EXIGIR MUDANÇA DE SEU OFENSOR – Querer perdoar a pessoa só quando ver que ela mudou de atitude, de comportamento. Você não deve perdoar porque ela mudou, mas, porque te machucou, te feriu, te magoou, restaurando assim, a unidade do relacionamento de irmãos, de amigos, de famílias etc. Salmos 133:1, “OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!  “Nesse caso perdoar é: não exigir mudança de seu ofensor, perdoando-o independentemente de ele ter mudado ou não. Pois quando você exige que ele mude, para depois perdoá-lo, você está se colocando na posição de juiz. Olhe para dentro de você e diga: ”E se Deus fizesse isso comigo também?”.


PERDÃO TRAZ RENOVO ESPIRITUAL
Atos 2:37 e 38 – 3:19.

Para alcançarmos renovo espiritual é necessário descer, se humilhar, e acima de tudo reconhecer que pecamos e pedir perdão, aborrecendo-se pelo pecado cometido. Mateus 23:12, E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

O renovo espiritual só acontece quando há liberação do perdão da parte de Deus pros nossos corações. Salmos 51:12,Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

Deus não usa vaso sujo, isto é, só somos usados pelo Senhor, quando nos humilhamos, e abrimos os nossos corações diante de Deus, dando lugar ao Espírito Santo, Salmos 51:17,Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Deus não resiste um coração quebrantado e lhe outorga uma nova unção e novidade espiritual. Ageu 2:9, A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.

Encontramos alguns exemplos bíblicos, como por exemplo o profeta Isaías, quando chamado por Deus para o exercício do ministério profético, foi sincero, verdadeiro e acima de tudo humilde para reconhecer que não tinha condições por ter seus lábios impuros, Isaías 6:5, “Então disse eu: Ai de mim, que vou perecendo! porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios: e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!.


Além de Moisés que fazendo uma análise de sua vida diante Deus disse-lhe que era de pesada língua e boca, Êxodo 4:10, “Então disse eu: Ai de mim, que vou perecendo! porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios: e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!.

E Davi este então foi classificado como o homem que andou segundo o coração de Deus e muitos até hoje não conseguem entender o porquê disso. Mas é muito simples, ele reconheceu ser pecador e confessa de todo o seu coração e ficava consternado com o fez a ponto de não fazer mais! Salmos 51:10, Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto, mostra que ele descobriu que não tinha coração, isto é sentimento humano, para com os outros e pediu a Deus que criasse um coração puro e lhe renova-se o seu espírito em retidão.  E isto fez com que Deus os renova-se os usa-se em sua obra. Pois Ele não vê como vê o homem, I Samuel 16:7, Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado, porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

Na verdade todos eles se mostraram totalmente dependentes de Deus, Salmos 42:1, COMO o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!. Mateus 18: 1 a 5, “NAQUELA mesma hora, chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? (v. 2) E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, (v. 3) E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. (v.4) Portanto, aquele que se tornar humilde, como este menino, esse é o maior no reino dos céus. (v. 5) E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. E incapazes para assumirem tamanha responsabilidade, mas conquistaram o direito de exercer sobre outros, liderança, pois suas atitudes de dependência e solicitação do perdão, lhes deram: renovo espiritual para melhor desempenharem suas funções no Reino de Deus aqui na Terra e não nos seus próprios interesses e sim de Deus e dos outros, I Coríntios 13:5b, “não busca os seus interesses,”. – I Coríntios 10:24, “Ninguém busque o proveito próprio, antes, cada um o que é de outrem.

Muitos hoje querem julgar a pregação, a mensagem pela pessoa, pelo que ela veste, pela sua cor, ou por sua beleza exterior, ou te mesmo, julgarem por erros praticados anteriormente; pequenas manchas que não são esquecidas por aqueles que dizem amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. (folha branca).
Lembre-se:
1-            Deus quer que você perdoe a quem lhe feriu.
2-            Deus não permitirá que a falta de perdão destrua: seu potencial, seus dons, suas habilidades, sua vida.
3-            Deus é capaz de usar algo tão triste, nosso passado para a glória Dele. Ele é capaz de transformar tudo o que aconteceu, de maneira que redunde em bem para a sua vida, para o outro e para qualquer pessoa envolvida.
4-            As conseqüências de não perdoar serão desastrosas. Poderá até acarretar na perda da sua salvação. Pois quem não perdoa, não ama, e quem não ama, não está apto a morar no Reino dos Céus, pois tudo lá é puro amor.
         


Bibliografia:


ALMEIDA, João Ferreira - Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida - Brasília - DF. Editora Sociedade Bíblica do Brasil. 1969.


BOYER, Orlando S.  - Pequena Enciclopédia Bíblica  - São Paulo –SP. Editora Vida -27ª Impressão. 1999.


RYRIE, Charles Caldwell, Th. D., Ph. D. -A Bíblia Anotada - Versão Almeida,   Revista e  Atualizada, São Paulo - SP. Sociedade Bíblica do Brasil. 1969.


SHELD, Russell P. - Bíblia Vida Nova - Traduzida por: ALMEIDA, João Ferreira de - Edição Vida Nova  Revista e Atualizada - São Paulo-SP.  Editoras: Sociedade Religiosa - Edições Vida Nova S/R   e Sociedade Bíblica do Brasil.


DAVIS, Jonh D. - Dicionário da Bíblia - Traduzido por: BRAGA, Rev. J. R. Carvalho - 10ª Edição - Rio de Janeiro – RJ.  Editora: JUERP.


McNAIR, S. E. - A Bíblia Explicada - 14ª Edição - Rio de Janeiro – RJ.  CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1999.


STAMPS, Donald C. - Bíblia de Estudo Pentecostal - Traduzida por ALMEIDA, João Ferreira de - Edição Revista e Corrigida.  Editora: CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1995.


MUNDO BÍBLICO ENCICLOPÉDIA.GERAL@MUNDOBÍBLICO.NET WWW.MUNDOBÍBLICO.NET. Versão 1.0.0.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO PAI NOSSO

Um dos maiores valores da humanidade foram ensinados pelo próprio Jesus, quando este falava (orava) com seu Pai. Jesus achou a oração tã...