terça-feira, 8 de maio de 2018

O REAL VALOR DO SANGUE DE JESUS


Ao observar que até mesmo alguns irmãos pronunciavam esta frase para repreender pessoas, expulsar os demônios, para passar por uma encruzilhada, enfim... Usavam o poderoso nome de Jesus e Seu sangue para coisas fúteis e sem sentido, sem na verdade conhecer o fundamento deste sangue na vida de todos os homens.
I João 1:7

INTRODUÇÃO.

Quando pesquisei este assunto foi motivado por fatores da sombra de dúvida que me pairou no coração.
Certa vez, ouvi na TV, uma certa artista dizer: ”O sangue de Jesus tem poder!”. Ao me deparar com esta situação procurei saber do porque até o ímpio está pronunciando tal frase. Foi quando Deus me iluminou para conhecer o real valor do sangue de Seu Filho Jesus, através de uma busca profunda e concreta do que realmente significava o sangue de Jesus.
Ao observar que até mesmo alguns irmãos pronunciavam esta frase para repreender pessoas, expulsar os demônios, para passar por uma encruzilhada, enfim... Usavam o poderoso nome de Jesus e Seu sangue para coisas fúteis e sem sentido, sem na verdade conhecer o fundamento deste sangue na vida de todos os homens.
Daí surgiu tal preocupação na elaboração desta apostila com esta matéria de estudo sobre o poderio do sangue de Jesus e como ele exerce o seu poder na vida das pessoas.


O sangue de Jesus: Uma Moeda de Inestimável Valor.
I João 1:7

Há muitos que usam o termo: “O sangue de Jesus tem poder”. De fato é uma realidade da qual nós não devemos fugir, porém precisamos exatamente entender que poder é este que exerce o sangue de Jesus no homem.
Este termo tem sido empregado erradamente para: espantar males, brincadeiras sem sentido, repreender pessoas, expulsar os demônios, etc. usam até esta frase como um poderoso talismã, para que se protejam do inimigo, principalmente quando passam por uma encruzilhada, mas a verdadeira realidade é que esta não é a função do sangue de Jesus, senão a de: limpar, purificar e redimir os homens da lepra do pecado, pois os mesmos já nasceram com ela. Meditem Salmos 51:5 – Jô 14: 1 a 4. .
Existe também uma outra frase que freqüentemente tem sido usada pelos evangélicos e até os não evangélicos, para efeito de proteção: “Senhor me cobre com o eu sangue”. Por aí você logo percebe que o pedinte está desejoso de uma proteção não é verdade? Só que entendemos que o sangue de Jesus não protege, isto é, não tem a finalidade de proteger os homens de pecar, do pecado, ou mesmo, das presenças maléficas (espírito não sabe o que é sangue). Jesus Cristo não veio ao mundo para isto, senão, para levar os homens ao arrependimento dos seus pecados, através dos ensinamentos de Seu Pai e da mesma sorte, serem lavados no seu sangue, tendo a acesso ao Seu Pai, buscando Dele e por Ele, as Bênçãos para suas vidas.
É claro, que encontraremos alguém, que certamente poderá refutar esta tese, pois tem todo o direito. Todavia, chamo a sua atenção para a realidade do imenso amor que Deus demonstrou para conosco, dando-nos o Seu próprio Filho, o Seu Único, João 3:16.
Obviamente, você poderá até mesmo me levar a referência bíblica do livro de Êxodo 12;3 a 7, 13, 21 a 27, onde você poderá me mostrar, que o sangue de cordeiros “protegeu” o povo de Israel, quando da passagem do anjo da morte pelo Egito. Muito bem! Contudo, convido-vos a refletirem comigo e com cautela nesta passagem que estamos enfocando, para que compreendamos os propósitos de Deus em relação ao Seu povo escolhido.
Foi usado o sangue de cordeiros, não um cordeiro, mas muitos. Um cordeiro para cada casa, segundo a casa dos pais, e que o sangue do mesmo fosse passado nas duas ombreiras e nas vergas das portas. Pergunto-vos: “Porque Deus não mandou passar nas pessoas e sim, nas ombreiras e nas vergas das portas das casas?. Êxodo 12;3 a 7, 13, 21 a 27.
Veja que para ser salvo da morte iminente, era preciso estar dentro da casa, que estivesse a marca (sinal) do sangue. Além disso, havia no coração de Deus o propósito de ensinar seu povo a importância da obediência e da redenção, que pelo sangue de cordeiros, lhes era oferecida. Por outro lado, se atentarmos bem para o versículo 13 de Êxodo 12, está dizendo: “O sangue vos será por sinal e quando eu vir (ver) o sangue nas casas, passarei e não deixarei que o destruidor entre em vossas casas para vos ferir” afirmado duas vezes, veja também v. 23. a proteção que aqui se refere é da condenação que Deus havia dado aos primogênitos do Egito.

           Nos dias de hoje, ou melhor, no tempo da Graça que nos fora aberto por intermédio da morte do Único e Perfeito Cordeiro de Deus, através do derramamento de Seu sangue na cruz. Aquele que rejeitar (estar dentro, não estar em conformidade) desta proposta de salvação será condenado e alcançará a ira de Deus, sendo morto. Observe que rejeitar Jesus é o mesmo que estar do lado de fora, em não conformidade com a salvação uma vez realizada por causa do incomensurável amor de Deus para conosco,, ainda que, não fôssemos dignos ou merecedores, Efésios 2:8 a 10 – Tito 3:3 a 7.
           Por este motivo, é que afirmamos que o sangue de Jesus não protege, mas isto, não nos dá motivo para ficarmos tristes, até porque, compreendemos melhor o valor do sangue de Jesus, que tem a função distinta de nos isentar, ou seja, tirar (apagar) o pecado, que é um terrível jugo em nossas vidas.
              Quando você pede para que o sangue de Jesus te cubra, você pede proteção, contudo, você há de entender, que esta é a função dos anjos: dar a segurança da qual necessitamos, salmos 91:11 e 12.
              Conhecendo estas particularidades podemos aprender como devemos orar, para encontrarmos o verdadeiro sentido e o real valor do sangue de Jesus.
              Caso você necessite do poder do sangue de Jesus, deverás fazer uso desta garantia orando assim: “Pai me limpa com o sangue de Seu Filho”. Hebreus 9:11 a 15.

              MUITO IMPORTANTE:

1-      Existe um outro fato a ser explanado aos irmãos. É que o sangue de Jesus só tem valor, se o cristão se arrepender de seus atos pecaminosos, I João 1:9, porém, se não houver arrependimento, o mesmo continuará em densas trevas, no negro pecado, manchado, tornando-se impuro diante de Deus, que não aceitará a sua oração, Isaías 59:2 – II  Crônicas 7:14.

2-      Devemos estar usando esta oração acima descrita em momentos necessários e nunca usar o nome do Senhor ou mesmo, os demais termos: “ O sangue der Jesus tem poder”!, “Senhor me cobre com o teu sangue”, para coisas fúteis e que não têm sentido, pois, o sangue de Jesus foi derramado para todo e qualquer ser humano que se arrependa de seus maus atos, Salmos 51:17 – João 3:16.

             AS TRÊS CARACTERÍSTICAS DO SANGUE DE JESUS

  Vamos estudar indistintamente, os fundamentos  e a importância das características do sangue de Jesus, e, descobrimos nestes aspectos, o seu real valor para nossas vidas. São elas:

Ele purifica................................................................................................  I João 1:7

Ele Redime.......................................................................................... Apocalipse 5:9

Ele Liberta.......................................................................................... João 8:32 e 36

JESUS O PURIFICADOR DE PECADOS.
Hebreus 1:3

A purificação no sangue de Jesus é alcançada, quando vamos a ele, com inteira disposição de nos limparmos. Até porque, é extremamente importante, que os homens se coloquem, mediante a fé, e o genuíno desejo de mudança, para que o mesmo, possa usa-los em suas mãos, para então trabalhar, conforme sua santa e bendita vontade. Isso se pelo fato de que, não nos pertencemos mais, meditemos no livro que descreve a carta que o apostolo Paulo, enviou aos irmãos de Corinto, que diz: “ Porque fostes comprados por preço, glorificai a Deus, no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6 :20.

A purificação no sangue de Jesus é o ato (ação) de limpeza, que nos torna puros e insentos do pecado; uma mancha que nos esconde do que realmente somos, nos cobrimos, e nos afastamos de Deus, fazendo assim, que estejamos sem respostas para nossas orações, Salmos 51: 1 a 3 – Isaías 1: 15 a 16 – 1 Pedro1: 22 – 1 João 1:7 – 3:3.
   
Outro  fator importante é a purificação de Jesus, através do seu nome, usada para cura de corpos, como lemos nas escrituras, dos leprosos, Mateus 8: 2 a 3 – 10: 8 – 11: 5. Como podemos ver, a purificação pode ser dividida em vários tópicos, pois ela, pois ela tem o seu poderio para as manchas de qualquer natureza pecaminosa que tivemos, mesmo que essas, nos pareçam difíceis, mas, para o nosso meigo senhor, nada é impossível, Isaias 1: 18 – Lucas 1 :37 – 2 Coríntios 6: 14 a 18 – 7:1 – Hebreus 10: 22.

Desta feita, podemos observar, que o poderoso sangue de nosso amado senhor, tem suas finalidades, e também, surte seus efeitos quando realmente quisermos ser transformados.
E por demais importante, considerarmos essa purificação, pois o senhor Deus, o todo poderoso, não quer que façamos ou tenhamos por imundos, o que ele purificou. (quando desfazemos das pessoas, quando essas estão mendigando, ou têm necessidades de ajuda).
             
A verdade, é que nos temos um instinto humano apuradíssimo, e questionamos muitas das vezes, as situações de erro, que vivem nossos irmãos. Para acusa-los, não aceitamos suas mudanças. Isto é, ainda que Deus perdoe esse irmão por esse erro, nós (seres humanos), porém, não perdoamos.
             
Há porem um perigo! Se assim procedemos, é por que não acreditamos que o espírito santo tenha capacidade, ou mesmo, poder, para mudar qualquer ser humano.
             
Cuidado! Pois corremos sério risco, de subjugarmos (duvidarmos) o poder transformador do senhor, 1 João 1: 9


JESUS: A NOSSA REMISSÃO.
Apocalipse 5: 9

              Jesus remiu a humanidade de seus pecados, derramando o seu sangue, Mateus 26: 28- Hebreus 9: 2.
              A remissão tem em si mesma, o seu valor em potencial, na obra redentora de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, mediante as riquezas de sua Graça, Efésios 1: 7, e também mediante ao arrependimento, Atos 2: 38.
              Entenderemos o que vem a ser remissão.
              Remissão: ato de compra, remi, adquirir, redimir, resgatar, indenizar, livrar, expiar.
              A remissão pode ser dividida em duas partes, a saber: remissão no ato expiatório, remissão pela compra.

 1- Remissão no ato expiatório - A reconciliação, pela qual, os homens se voltam   para gozar plena reconciliação com Deus, Romanos 5: 11. Na expiação vemos Deus reconciliando consigo o homem, através do ato sangrento, ocorrido com seu filho Jesus Cristo, o Santo Holocausto, que se ofereceu a favor da humanidade, confira: Lucas 22:42 – João 3:16 – Romanos 3:23 a 25 – Hebreus 9:11 a 17.
           Jesus: o propiciatório salvático. Em Romanos 3:25 lemos e percebemos o relato divino em razão de Jesus ter-se feito propiciatório ou instrumento de propiciação.
          Para melhor entendimento, vamos conhecer esta palavra propiciar.
       Propiciar: Tornar favorável; fazer aceitar; tornar válido m pedido. Dá-se também o nome de sacrifício de expiação, ou seja, Ele mesmo se ofereceu para remir os pecados de toda a humanidade, não tendo a necessidade de se efetuarem outros sacrifícios.
Nisto Ele mostrou que aniquilaria os pecados dos homens, por Seu Próprio e Único Sacrifício, Hebreus 9:24 a 28. Este sacrifício e Sua morte culminariam no cumprimento da justiça de Deus, objetivando a conquista do maior prêmio: A RECONCILIAÇÃO entre DEUS e os HOMENS, Hebreus 2:17 – I João 2:2 – 4:10.
Vê-se então que Jesus cumpriu Sua meta no que se dizia da salvação do homem (referindo-se a todos os homens, por causa de Adão), e que só este ato poderia significar.
É bom que os amados também saibam que no Antigo Testamento houve também ma prática de propiciação, realizada por Moisés, com o objetivo de buscar a remissão pelos pecados do povo, leia meditando em Êxodo 32:30.

2-      Remissão pela compra – A Maneira pela qual Jesus nos comprou para Deus. Esta remissão faz que nós passemos a pertencer exclusivamente a Deus e a Seus propósitos, I Coríntios 6:20 – Tito 2:14.
Pode-se com este tópico dizer que o sangue de Jesus em cada gota derramada representa a moeda que nos remiu.


O SANGUE DE JESUS: UMA MOEDA DE INESTIMÁVEL VALOR.
             
              O sangue de Jesus é na realidade, segundo o propósito que lhe foi confiado: Uma moeda de inestimável valor. Não existe possibilidade de avaliarmos esta moeda (o sangue), mas, podemos ousadamente e pela fé crer que foi o AMOR DE DEUS revelado a toda a humanidade, João 3:16.

              Só assim, conseguimos designar o valor do sangue de Jesus, é claro, que se entende desta forma, a parir do momento, que temos a consciência de que o amor de Deus tem o seu valor, na determinação de salvar. Este amor é ta poderoso que João escreveu: “... de tal maneira...”, isto é, fica impossível designar a dimensão deste sentimento divino, que Deus demonstrou dando-nos o Seu Único Filho.


ENTENDENDO O QUE JESUS FEZ.

              É importante também frisarmos que quando falamos em valor pensamos na moeda (dinheiro) e quando os temos, vem logo o desejo de compra, não é mesmo? Vê-se então o que Jesus fez: Com Seu sangue comprou-nos, adquiriu-nos, indenizou-nos, resgatou-nos, e assim fazendo, teve Ele, o direito de dominar e governar nossas vidas, Atos 20:28 – I Coríntios 6:20 – I Pedro 2:9 – Apocalipse 5:9.

              Para que você entenda estes versículos citaremos esse exemplo: Quando você vai à uma loja e gosta de certa mercadoria e a compra, certamente o faz porque dela precisa ou tem necessidade de usa-la para o propósito da qual, ela foi criada, não é verdade? Foi exatamente o que Jesus pensou quando comprou-nos. Pensou Ele assim: “Ele é um instrumento a ser usado em minhas mãos e para as muitas extensões de minha Obra”.

              Por esse motivo, é que o adversário de Deus vive lutando para tomar-nos emprestados; para nos usar também segundo seus propósitos maléficos prejudicando a importância do valor do sangue de Jesus na vida daqueles a quem Ele alcançou com a Sua misericórdia. No caso do discípulo Pedro, que viveu muitas experiências na presença do Senhor, antes mesmo da remissão ser realizada, foi tomado emprestado, pela boca para tentar persuadi-lo, Mateus 16:22.

              Já no Antigo Testamento encontramos um personagem que muito sofreu, em razão de sua fidelidade estar sendo provada diante de Deus e de Satanás, estou falando de Jô (Um exemplo de fé a ser imitado, pois o mesmo, provou ter fé enquanto padecia no sofrimento), Jó 1:6 a 12. Jô 2:1.
No nosso caso precisamos afirmar e confirmar, sem sombra de dúvida, que somos do Senhor, Tito 2:14.

JESUS: A NOSSA LIBERTAÇÃO.
João 8:32 e 36.

              O sangue de Jesus Cristo nos libertou tornando-nos livres dos temores do mal, oriundos do pecado e da lei do pecado, Salmos 34:4 – Romanos 6:18: - 8:2 – 22:23.
              Quando recebemos a liberdade dada por intermédio do incomparável sangue de Jesus, sentimo-nos leve, não é mesmo? . Estávamos presos em nossos delitos e pecados andando segundo o curso deste mundo, Efésios 2:2 a 10, por isso, é que o profeta messiânico disse: “Isaías 1:18”.nossa libertação pelo sangue de Jesus, vem do reconhecimento de nossos atos pecaminosos e o arrependimento do mesmo andando em Seu santo caminho guiado por Sua Luz, I João 1:7.
              O que acontece é que passamos a viver uma nova modalidade de vida sofrendo automaticamente uma transformação, passando a viver sobre a conformidade de Deus cumprindo Seus beneplácitos tendo um novo pensamento, um novo caráter e porque não dizer é outra pessoa ou mesmo, nascemos de novo, João 3:3 – Efésios 5:1 e 8 a 14 – Filipenses 4:8 e 9. Somos libertos (livres) pelo poder do sangue de Jesus, João 8:32 e 36 – Romanos 6: 18 – Gálatas 5:1 – Colossenses 1:13 – Apocalipse 1:5.
              Conhecendo estas particularidades podemos afirmar: “ O sangue de Jesus tem poder!”.

CONCLUSÃO.

               É importante abordar a necessidade de que muitos irmãos vivem presos dentro do Evangelho por certos tipos de “doutrinas” de Igrejas que se denominam Pentecostais, mas que trazem no âmago dos seus congregados um sentimento de que não se possa fazer nada, de que tudo é proibido e assim por diante.

              O Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador é a verdadeira expressão de liberdade a ser vivida em conformidade com a vontade de Deus e do Espírito Santo, que nos guia e nos informa de que não devemos desagradar ao Pai com nossos delitos e pecados, mas procurar usar a nossa nova vida agradando a Deus, Salmos 37:4.

“Se Deus respeita nosso livre arbítrio, porque seus ministros não o fazem também?”.


BIBLIOGRAFIA:


ALMEIDA, João Ferreira - Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida - Brasília - DF. Editora Sociedade Bíblica do Brasil. 1969.



BOYER, Orlando S.  - Pequena Enciclopédia Bíblica  - São Paulo –SP. Editora Vida 27ª Impressão. 1999.



RYRIE, Charles Caldwell, Th. D., Ph. D. -A Bíblia Anotada - Versão Almeida,   Revista e  Atualizada, São Paulo - SP. Sociedade Bíblica do Brasil. 1969.



SHELD, Russell P. - Bíblia Vida Nova - Traduzida por: ALMEIDA, João Ferreira de - Edição Vida Nova  Revista e Atualizada - São Paulo-SP.  Editoras: Sociedade Religiosa - Edições Vida Nova S/R   e Sociedade Bíblica do Brasil.



DAVIS, Jonh D. - Dicionário da Bíblia - Traduzido por: BRAGA, Rev. J. R. Carvalho - 10ª Edição - Rio de Janeiro – RJ.  Editora: JUERP.



McNAIR, S. E. - A Bíblia Explicada - 14ª Edição - Rio de Janeiro – RJ.  CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1999.



STAMPS, Donald C. - Bíblia de Estudo Pentecostal - Traduzida por ALMEIDA, João Ferreira de - Edição Revista e Corrigida.  Editora: CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1995.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO PAI NOSSO

Um dos maiores valores da humanidade foram ensinados pelo próprio Jesus, quando este falava (orava) com seu Pai. Jesus achou a oração tã...