quarta-feira, 25 de abril de 2018

CONDUZINDO PESSOAS A CRISTO

Um funcionário do Império Romano escreveu sobre os cristãos nesta época afirmando que não faziam outra coisa senão “tagarelar” a respeito de Cristo. Nesta mensagem bíblica aprendemos que o testemunho pessoal é o modo mais eficaz de fazer a obra de evangelização. Percebemos também aqui alguns princípios importantes neste ministério. Vamos considerá-los.

João 1:35 a 46

Dois anos foram o tempo necessário para evangelizar toda a Ásia. Não havia televisão, rádio, jornal, folhetos. Qual era o segredo? No testemunho pessoal de cada crente. Um funcionário do Império Romano escreveu sobre os cristãos nesta época afirmando que não faziam outra coisa senão “tagarelar” a respeito de Cristo. Nesta mensagem bíblica aprendemos que o testemunho pessoal é o modo mais eficaz de fazer a obra de evangelização. Percebemos também aqui alguns princípios importantes neste ministério. Vamos considerá-los.

Conduzir pessoas a Cristo nos leva a três hipóteses:

I - REVELA A CONSCIÊNCIA DE NOSSA MISSÃO:  João 1:35 a 37 – “No dia seguinte, João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; (v.36) E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. (v.37) E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus” - João Batista não hesitou por um só instante em “transferir” seus dois discípulos para Jesus, uma vez que este era exatamente o seu ministério como precursor. O interesse e a preocupação deste profeta não estava na construção de um império pessoal nem em atrair discípulos para si mesmo. Havia da parte do profeta uma profunda consciência de missão: A de conduzir pessoas a Cristo. Todo o crente precisa ter esta convicção, seja qual sua atividade profissional, esteja onde estiver, sua tarefa é colocar as pessoas frente a frente com Jesus. Será que estamos fazendo isso?

II - DEVE SER ALGO NATURAL – João1: 41,42 – 45,46. “Este achou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: Achámos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). (v.42) E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.
Ao reconhecer Jesus, André levou logo Simeão, o seu irmão, para onde estava Jesus. O mesmo fato deu-se com Felipe em relação a Natanael. A Escritura transmite com naturalidade incrível aqui. Em nenhum momento estes homens precisaram fazer “um grande esforço”. Pelo contrário, tudo era simples.
Para conduzir pessoas a Cristo basta agir com naturalidade, ser uma testemunha viva de Cristo e de Seu Evangelho. Todo cristão pode fazer como André e Felipe. Contar às pessoas que encontrou a Jesus, o que Ele fez em sua vida e ajudá-lo a encontrá-Lo também. Podemos fazer isso?

III –TRÁS ALEGRIA DE VÊ-LAS TRANSFORMADAS – João 1:42. “E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

A primeira atitude de Jesus em relação a Simão foi mudar o seu nome
para Cefas (Pedro), indicando o seu propósito na vida deste novo discípulo. Pedro veio a ser líder informal do grupo apostólico e tornou-se parte dos mais íntimos de Jesus e destacado pregador da Igreja primitiva. Podemos imaginar a alegria de André vendo o seu irmão, o qual ele levou a Cristo, transformado e sendo uma benção.
Esta é a alegria que experimentamos quando conduzimos pessoas a Cristo.

Mas esta alegria só será notória quando fizermos a nossa parte: Provérbios 24:10, 11. “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena. (v.11) Livra os que estão destinados à morte, e os que são levados para a matança, se os puderes retirar”. Veja o que diz o irmão de Jesus: Judas 1:22 e 23. “E apiedai-vos de alguns, que estão duvidosos; (v.23) E salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia, com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne”.

Edward Kimbal, professor de Escola Bíblica Dominical, no século XIX, evangelizou um rapaz numa loja de sapatos. Seu nome era Dwigth I. Moddy, que veio a ser o pioneiro das técnicas modernas de evangelização de massa e pregador de multidões na América do Norte e Europa. Como cristãos precisamos conduzir alguém a Cristo. Conduzir pessoas a Cristo nos revela a consciência de nossa missão, deve ser algo natural na vida cristã e nos traz a alegria de vê-las transformadas em Cristo Jesus.

Lembre-se Deus investiu em você o sangue de Seu Único filho Jesus, para que nós tivéssemos o privilégio de falar em Seu nome e trazer os aflitos e necessitados à presença de Deus.

Espero que consideres e valorize à grande importância à tarefa da evangelização.


Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO PAI NOSSO

Um dos maiores valores da humanidade foram ensinados pelo próprio Jesus, quando este falava (orava) com seu Pai. Jesus achou a oração tã...