terça-feira, 24 de abril de 2018

COMO DEUS RECEBE A OFERTA DE ADORAÇÃO? CAIM X ABEL


               Nesta lição estaremos aprendendo como apresentar nossas ofertas (em todos os sentidos) e como elas serão aceitas, e ao mesmo, abençoadas, para que valorizemos nosso comportamento diante do Senhor Jesus e de Nosso Pai. 

Para que compreendamos o valor de nossas atribuições de amor e reverência ao Santo Criador é necessário que estejamos em plena condição de acesso para então, se oferecer uma oferta de adoração e louvor.
Nesta lição estaremos aprendendo como apresentar nossas ofertas (em todos os sentidos) e como elas serão aceitas, e ao mesmo, abençoadas, para que valorizemos nosso comportamento diante do Senhor Jesus e de Nosso Pai.
O Espírito Santo, por sua vez estará por certo nos capacitando a entender este tão precioso assunto que encherá nossos corações de virtudes que se somem à qualidade de caráter cristão que devemos ter.
Caim e Abel são dois exemplos raros das Escrituras que nos advertirão e nos ajudarão a não errar, e sim aprender com suas experiências, as maravilhosas lições que o Pai quer nos ensinar.

GÊNESIS 4:1 A 12.

As Escrituras Sagradas nos fala de Adão e Eva, que estiveram no Éden (Jardim de Deus) e neste período desobedeceram a Deus e foram expulsos do Paraíso por causa do pecado. Após esta triste circunstância, a Bíblia fala que eles tiveram dois filhos: Caim e Abel.
Meditaremos no primogênito Caim, um filho que segundo Eva, fora dado por Deus, disse ela: _ alcancei um favor do Senhor. Tenho plena convicção de que mesmo tendo pecado contra o Senhor Adão e Eva criaram seus filhos, ensinado-lhes o caminho de Deus.
Caim e Abel sabiam da importância da oferta – ato voluntário de adoração a Deus. E que deveriam em tudo e em todas as coisas depender somente do Senhor o Todo-Poderoso, rendendo a Ele, seu ato e sua oferta de amor.

CAIM – foi lavrador da terra.     ABEL – foi pastor de ovelhas.

Nos primeiros resultados do efeito das realizações de suas profissões decidiram ofertar a Deus o fruto de seus trabalhos, sendo esta iniciativa de Caim com a concordância de Abel. Obviamente, Caim como lavrador da terra trouxe do fruto da terra; Abel como pastor de ovelhas trouxe do primogênito das ovelhas e da gordura. Percebe-se que foram formados numa educação dada por seus pais; eram tementes a Deus e buscaram uma profissão. Sendo os dois queridos por seus pais, isto mostra o tipo de educação que tiveram, Aleluia!


IMPORTANTE:
Apesar de: serem tementes a Deus, buscarem uma profissão, serem muito bem formados na educação que tiveram, serem muito amados de seus pais...
Havia ali dois homens, dois tipos de pessoas, duas personalidades, dois diferentes corações. Jamais esqueçamos de que isso conta muito diante da presença de Deus. Porque? Por causa da atitude antítese à oferta, que ambos ofereceram. Vejamos.
Deus atentou e recebeu a oferta de Abel.
Deus atentou e não recebeu a oferta de Caim.
Vamos aprender o que vem a ser atentar. No Dicionário Aurélio Brasileiro (século XXI) diz:
Atentar.
[De atento + -ar.]
V. t. d.
 1.          Ver, olhar, considerar, observar com tento; reparar em   
 2.          Aplicar com atenção.  
 3.          Refletir sobre; considerar; ponderar.  
V. t. i.
 4.          Prestar atenção; reparar, atender.  
 5.          Dirigir a atenção; olhar, observar atentamente.  
 6.          Cuidar de; preocupar-se com.  
 7.          Tomar em consideração; ter em conta; considerar, ponderar, atender.  
V. int.
 8.          Tomar alguma coisa em consideração; dar atenção, atender a alguma coisa, considerar, ponderar.  

O fator principal não estava na Oferta mais sim em quem a estava entregando.
O que levou Deus a receber a oferta de Abel e rejeitar a oferta de Caim?

1º - Deus olhou para Abel e depois para a sua oferta. Gênesis 4:4. O Criador olhou para o coração - a MOTIVAÇÃO da oferta e se agradou. I Samuel 16:7 – Salmos 139:23.  Assim, pode receber a oferta de Abel. A Bíblia diz que foi DEUS a TESTEMUNHADA OFERTA DE ABEL, Hebreus 11:4. Porque foi uma oferta excelente.

O apóstolo Paulo fala em I Coríntios 12:31, que o caminho mais excelente é o caminho do amor. Na verdade O CORAÇÃO DE ABEL ESTAVA CHEIO DE AMOR. I Coríntios 13:4 a 8. É a motivação de atrai o FAVOR DE DEUS.

2º - Deus olhou para Caim e depois para a sua oferta, Gênesis 4:5. Deus olhou para o coração – a motivação da oferta e não se agradou, portanto, não podia recebe-la. O Senhor não se agradou da Motivação de Caim e este texto relata um pouco do caráter de Caim. Ao saber que Deus não recebera a sua oferta, ele reagiu:

          a-                 IROU-SE FORTEMENTE – não se conformou de Deus não ter recebido a sua oferta. Ele achou o que fez, extraordinário. Porém era colérico e soberbo. Achava que conhecia mais do que a Deus. Tiago 4:6.
         b-                 DESCAIU-LHE O SEMBLANTE - Ficou com o semblante fechado, e isso da margem a murmuração que por sua vez, gera mágoa. Era um homem iracundo, que fora capaz de não aceitar à vontade de Deus, de não aceitar o que Ele ofereceu. O problema de Caim foi trabalhar a terra murmurando, insatisfeito, turrão. Sentimentos estes que cresceram junto com o fruto da terra, (o fruto do resultado do seu trabalho de plantar a semente, os sentimentos maus, pela forma com que ia para o trabalho). Quem muito murmura está magoado, vazio de Deus, Efésios 5:18 a 21.
          c-                  Levantou-se contra seu irmão Abel e o matou, Gênesis 4:8. Caim não tinha domínio de si (temperança). Estava tão magoado e irado que nasceu nele uma INVEJA CRUEL que o levou a se levantar contra seu irmão, e nisso consumou em morte, na morte de Abel. Domínio próprio é um atributo do fruto do Espírito. Gálatas 5:22, Caim resistiu à palavra de Deus que lhe disse que deveria dominar o pecado. Gênesis 4:7. Caim era de coração duro.


O Criador ao olhar o coração de Caim chegou à conclusão de que uma pessoa com este perfil não poderia ter uma motivação ao entregar sua oferta.
Resultado: ao invés de buscar um conserto e mudar de atitude ele saiu da presença do Senhor, Gênesis 4:16.


Qual você é?  Igreja Abel? Ou Igreja Caim?



Bibliografia:


ALMEIDA, João Ferreira - Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida - Brasília - DF. Editora Sociedade Bíblica do Brasil. 1969.



BOYER, Orlando S.  - Pequena Enciclopédia Bíblica - São Paulo –SP. Editora Vida 27ª Impressão. 1999.



RYRIE, Charles Caldwell, Th. D., pH. D. -A Bíblia Anotada - Versão Almeida, Revista e Atualizada, São Paulo - SP. Sociedade Bíblica do Brasil. 1969.



SHELD, Russell P. - Bíblia Vida Nova - Traduzida por: ALMEIDA, João Ferreira de - Edição Vida Nova Revista e Atualizada - São Paulo-SP.  Editoras: Sociedade Religiosa - Edições Vida Nova S/R e Sociedade Bíblica do Brasil.



DAVIS, Jonh D. - Dicionário da Bíblia - Traduzido por: BRAGA, Rev. J. R. Carvalho - 10ª Edição - Rio de Janeiro – RJ.  Editora: JUERP.



McNAIR, S. E. - A Bíblia Explicada - 14ª Edição - Rio de Janeiro – RJ.  CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1999.



STAMPS, Donald C. - Bíblia de Estudo Pentecostal - Traduzida por ALMEIDA, João Ferreira de - Edição Revista e Corrigida.  Editora: CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1995.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO PAI NOSSO

Um dos maiores valores da humanidade foram ensinados pelo próprio Jesus, quando este falava (orava) com seu Pai. Jesus achou a oração tã...