terça-feira, 24 de abril de 2018

A VERDADE SOBRE O AMOR

Falar sobre o amor é fácil, e para muitos, é bonito, mas, viver este amor, no cotidiano, isto é, praticar o que se fala é que está mais difícil;



INTRODUÇÃO:

Este é um dos assuntos que considero na atualidade, um dos mais primordiais no que tange a necessidade da Igreja do Senhor vivê-lo. Falar sobre o amor é fácil, e para muitos, é bonito, mas, viver este amor, no cotidiano, isto é, praticar o que se fala é que está mais difícil; não que haja alguma dificuldade, pois todo aquele que está cheio do Espírito consegue distribuir com naturalidade a essência deste amor que emana de Deus e é passado aos necessitados por intermédio de seus instrumentos, Isaías 61: 1 e 2 ou Lucas 4: 18 e 19. Esta é uma verdade que precisa ser pregada e vivida e de nós obreiros que temos da parte de Deus a responsabilidade de conduzir o rebanho do Senhor Jesus. Procuremos ser exemplos dos fiéis e levemos este amor aos que necessitam, pois é um mandamento de JESUS: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”, Mateus 22: 37. Amar é uma obrigação de todo aquele que vive Jesus e respira Jesus!




“As muitas águas não poderiam apagar este amor,nem o rio afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este AMOR, certamente a desprezariam”. 

                                                                                     Cantares 8:7





DEFINIÇÃO:

O amor é uma palavra tão pequena, mas é de infinita definição. Em quase todas as coisas encontramos a presença do amor, pois ele se encontra no homem, na mulher, em Deus e ainda existe no mundo.
O amor não tem definição absoluta, pois o amor é definido e compreendido de várias formas. Se você perguntar a 10 pessoas o significado do amor, você receberá 10 respostas diferentes.
O dicionário brasileiro define o amor da seguinte forma:
Amor s.m. afeição profunda; objeto dessa afeição; conjunto de fenômenos cerebrais e afetivos que constituem o instinto sexual; afeto a pessoas ou coisas, paixão; entusiasmo; cupido;  e favor.

REALIDADES  SOBRE  O  AMOR.

Toda pessoa normal carece de receber e retribuir amor; crianças, jovens e velhos. Amor dos pais, dos irmãos, dos parentes, dos amigos, dos entes queridos, etc.

O AMOR...

      É a força que dá dinamismo a vida.
      É o mais poderoso elo afetivo que existe no mundo.
      Exige disciplina mútua.
      Exige lealdade – quem ama respeita.
      Envolve respeito, dignidade e admiração.
      É realista. Não vive de palavras,  mas fatos.
      É mais do que emoção, mais do que sonhar, mais do que suspirar...
      É paciente e bondoso. Nunca é ciumento ou invejoso.

 

AS  QUATRO  FORMAS  DO  AMOR.


1. EROS - paixão. Esse amor é centralizado no corpo, ele une corpos. É amor carnal,
sensual e sensorial. É relacionado diretamente com a sexualidade. (Não é mencionado no texto original do Novo Testamento). O ser humano necessita de uma outra forma de amor superior, que resista ao tempo e a tudo.

AS  DIFERENÇAS  ENTRE  O  AMOR  E  A  PAIXÃO.

A palavra paixão é empregada aqui no sentido romântico (paixão quer dizer entusiasmo, sentimento súbito e sem lógica).

 

AMOR                      X                       PAIXÃO

    O amor é controlado - a paixão é descontrolada.
    O amor é gradativo - a paixão é súbita no inicio e no término.
    O amor ao morrer esfria lentamente; leva muito tempo a paixão esfria subitamente.
     Ex.: O  episódio de Amon e Tamar em II Samuel  13:1 a 19.

      O amor quando não correspondido não se transforma em ódio - a paixão sim. Ex: O       episódio da mulher Potifar e José - Gênesis 39:1 a 20.
    O amor busca 1º qualidade de caráter - a paixão não.

   No amor você faz  questão de se apresentar ao ser amado como você de fato é. - na
     paixão não.
     O amor sempre procura dar mais do que receber - a paixão não.
O episódio de Amon e Tamar é um grande exemplo da paixão; do amor carnal. de aparências exteriores. Amon amou Tamar, mas, de forma erótica, pois Tamar era formosa  e era virgem. Amon chegou a ficar doente por causa desse amor, mas, logo que alcançou seu objetivo com Tamar, seu amor acabou e ele desprezou-a e a aborreceu. II Samuel 13: 15 - 1

2- PHILEO - afeição, amizade. É amor fraternal; amor ao próximo, podendo ser do mesmo sexo ou não. De “FHILEO” deriva a nossa palavra “Filantropia” - (amor ao próximo). É o amor social. patriótico, generoso. cívico. É utilíssimo nas relações humanas. Todo casal necessita deste tipo de amor. Em Cantares 5: 1, o esposo chama a esposa de IRMÃ.  Um grande exemplo desse amor é a amizade de Jônatas e Davi. A Bíblia registra que Jônatas amava a Davi como sua própria alma. I Samuel 18: 3 -  20: 17.
Davi amava  Jônatas de tal forma que. quando soube da morte de Jônatas, disse: “mais maravilhoso me era o seu amor do que o amor das mulheres” , II Samuel 1: 26.

3- STORGE - amor natural. É o amor doméstico. familiar, conjugal. Esse amor une almas, vidas, corações. É o proverbial amor materno. paterno, filial, é sacrificial, desinteressado, mas, é limitado, como o ser humano. O exemplo desse amor se encontra em II Samuel 18: 17 a 33. O amor de Davi para com Absalão era tão grande que chegou a ponto de Davi perdoá-lo de seu crime, e ainda assim Absalão rebelou contra seu pai. Mas Davi venceu e ordenou a seus servos tratasse dele com amor. mas Joabe matou Absalão. Davi quando soube da notícia, chorou amargamente e desejou ter morrido em seu lugar.

4-  ÁGAPE - amor divino, é amor de características espirituais. Esse amor dimana de Deus e para Ele volta em retribuição. As outras três formas de amor (EROS, FHILEO e STORGE) são imanentes em nós, em potencial desde o berço, mas, “ÁGAPE”. Não. Este amor é eterno infinito, infalível, imutável, insondável, incomparável, desinteressado, perfeito, sem acepção de pessoas. Não existe maior amor do que este: em que Deus enviou seu Filho Unigênito para salvar e libertar o homem pecador. O amor de Deus é personificado em Jesus Cristo.

UM  DOS  ATRIBUTOS  DE  DEUS  É  O  AMOR.

Notemos a descrição do amor de Deus.
Deuteronômio 7: 3 -  Isaías 49: 15 e 16 - Efésios 2: 4 - Romanos 8: 39 - Jeremias 31: 3.
Notemos como foi demonstrado
João 3: 16 - I João 4: 9 e 10 - Romanos 5: 5 - 9: 11 a 13 -  Isaías 38: 17 - Tito 3: 4 a 7 .

Por este amor somos salvos, vitoriosos, identificados como filhos de Deus
A este amor devo a minha vida. Vivemos por causa deste amor.
Amor divino que vem de Deus.

A PRÁTICA  DO  AMOR.

Devemos amar a Deus em primeiro lugar, devemos ama-lo de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo entendimento e de toda força. Marcos 12: 30. Devemos amar nossos inimigos, nosso próximo, aos que nos aborrece. Lucas 6: 27 a 35. Temos que amar nossas esposas, esposos, nossos pais, filhos e irmãos. Colossenses 3: 19 – Efésios 5: 25.
Devemos amar nossos irmãos em Cristo, I João 3:16.
Não devemos fazer acepção de pessoas, Tiago 2:5 a 9.
Quando amamos nossos irmãos. estamos amando a Deus.
Quem aborrece seu irmão está em trevas, e não conhece a Deus.
Demonstramos amor para com Deus, quando cumprimos seus mandamentos, João  14: 23.



O AMOR NA PALAVRA E NA EVANGELIZAÇÃO.

Devemos praticar amor na maneira de falar. O mundo ensina várias formas de linguagem. A bíblia ensina a linguagem do Espírito Santo. O Espírito Santo é educado. Ele convence o homem do seu pecado. de uma maneira muito delicada, educada e amorosa. Muitas vezes o nosso irmão peca e vem ter conosco nos pede conselho, mas nós, o condenamos e o humilhamos sem compaixão.
 Temos que tratar desse assunto com muita reflexão e amor, sabendo que todos nós somos sujeitos às mesmas tentações e quedas. Jesus nos deu exemplo de amor no falar. Pregou as boas novas para muitas pessoas pecadoras. Exemplo: a mulher samaritana - João 4: 7 a 10 - Jesus pregou a palavra antes de dizer o pecado da mulher João 4. Jesus perdoou a mulher adúltera, João 8: 11. Demonstramos amor para com os pecadores, quando evangelizamos. Devemos entregar a nossa vida em favor do Evangelho. Assim Jesus fez, os discípulos e Paulo também.

            Andemos Em Amor, Pois Deus É O Amor.    O Amor É A Essência Do Existir!







Bibliografia:


ALMEIDA, João Ferreira - Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida - Brasília - DF. Editora Sociedade Bíblica do Brasil. 1969.



  BOYER, Orlando S.  - Pequena Enciclopédia Bíblica  - São Paulo –SP. Editora Vida-27ª Impressão. 1999.



RYRIE, Charles Caldwell, Th. D., Ph. D. -A Bíblia Anotada - Versão Almeida,   Revista e  Atualizada, São Paulo - SP. Sociedade Bíblica do Brasil. 1969.



SHELD, Russell P. - Bíblia Vida Nova - Traduzida por: ALMEIDA, João Ferreira de - Edição Vida Nova  Revista e Atualizada - São Paulo-SP.  Editoras: Sociedade Religiosa - Edições Vida Nova S/R   e Sociedade Bíblica do Brasil.



DAVIS, Jonh D. - Dicionário da Bíblia - Traduzido por: BRAGA, Rev. J. R. Carvalho - 10ª Edição - Rio de Janeiro – RJ.  Editora: JUERP.



McNAIR, S. E. - A Bíblia Explicada - 14ª Edição - Rio de Janeiro – RJ.  CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1999.



STAMPS, Donald C. - Bíblia de Estudo Pentecostal - Traduzida por ALMEIDA, João Ferreira de - Edição Revista e Corrigida.  Editora: CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1995.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO PAI NOSSO

Um dos maiores valores da humanidade foram ensinados pelo próprio Jesus, quando este falava (orava) com seu Pai. Jesus achou a oração tã...